RIO RIBEIRA DE IGUAPE.

O Rio Ribeira de Iguape é um rio brasileiro que banha os estados do Paraná e São Paulo. Formado pela confluência dos rios Ribeirinha e Açungui no estado do Paraná, a aproximadamente 85 km ao norte de Curitiba, é um rio de contrastes. Com 470 km de extensão possui nascente localizada no município de Ponta Grossa-PR e foz no município de Iguape-SP.

Em seu curso superior ele passa por um singular trecho de Mata Atlântica, se avizinha de cavernas que possuem grande importância turística para a região e segue seu caminho caudaloso entre montanhas, passando por pequenas cidades. Procurado pelos adeptos de esportes radicais, os trechos de águas turbulentas são perfeitos para a prática do rafting. Uma vez vencida a Serra do Mar, o rio cruza lentamente a planície costeira, desembocando no oceano na Barra do Ribeira, município de Iguape-SP.
A região do Vale do Ribeira também é famosa por abrigar o maior pedaço remanescente de Mata Atlântica do país, que no passado, se estendia sobre quase todo o litoral brasileiro. Apesar de sua proximidade a dois dos maiores centros industrializados do país – Curitiba e São Paulo – o Vale do Ribeira foi convenientemente esquecido no tempo. A densidade populacional da região é baixa, sendo que a economia dos municípios está atrelada à agricultura – especialmente ao cultivo da banana.